14 fevereiro 2015

Caro Estudante



Você não odeia o colégio, ninguém odeia e nem tem como.

Colégio, escola, faculdade... Uma instituição com função de ensino e para isso é preciso de um conjunto de pessoas preparadas especificamente para certo trabalho: diretores, professores, alunos e, dependendo, se têm bibliotecários, monitores e assim se constitui o que você pensa e diz odiar.

Podemos até odiar as pessoas, mas isso devemos resolver com elas ou ignorar... Procurar um modo de melhor convívio com o outro para até mesmo melhorar o desenvolvimento de nosso ensino.

O que você odeia é a sensação de estar lá por causa de alguma ou várias situações nas quais tem que passar, mas a verdade é que isso foi construído pela sua mente que quando desafiada desiste e aceita os acontecimentos como se fossem algo injusto na sua vida sendo que muitos vivem o mesmo e veem tudo isso normal e simples.

Odeia o uniforme? Não é um desafio, mas sim um único modo que irá te igualar aos outros para que situações de preconceito não sejam criadas dificultando a vida de um colega, então aceite e tenha orgulho, e muito orgulho, por que de certos modos te destaca positivamente, trabalhe aquele conjunto de roupas ao seu favor.

Odeia os diretores ou professores? Descubra o porque e tente resolver isso em particular com o seu superior. Não gostou de uma ordem? Explique, com calma, se faça ser entendido. Não entende a explicação de um professor? Então fale e mostre como seria melhor, ajude-o a te ajudar, ache um meio termo, mas não desista porque só vai prejudicar você. Permita-se estar no mesmo nível deles e os deixem perceber.

Odeia os alunos? Você tem que saber o porquê, pois são seus colegas e querendo ou não vão passar um bom tempo juntos. Dependendo da situação tente se entender com a pessoa ou ignore, ninguém precisa ser amigo de todo mundo, educação, respeito e gentileza são grandes coisas hoje em dia, use ao seu favor.

A verdade é que sua melhores lembranças serão vividas entre as paredes do colégio: conhecer seu melhor amigo, uns de seus namorados, futuros parceiros de trabalho, aquela figura da sala que cria momentos para boas risadas, ganhar nas competições, organizar festas e gincanas, ser da torcida... Ali tudo pode acontecer, bom ou ruim, vai depender de você.

É como dizem: você pode sair da escola, mas a escola nunca vai sair de você.

Para esse clima de volta ás aulas... Pare pra pensar nisso. Permita-se.

2 comentários:

  1. Adorei! Meu irmão está entrando na faculdade e está super triste de largar a escola, mandei pra ele o texto e ele adorou =) escreves muito bem! descobri o blog agora e estou seguindo. Um beijo!

    Eu.Nomadiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaw obrigada!
      Feliz que o texto tenha ajudado! =)
      E gostei do blog, seguindo de volta.

      Excluir