05 fevereiro 2015

Resenha: Um Dia


Eu tenho três modos de leitura: o primeiro e melhor acontece quando o livro é ótimo, a minha vontade de terminá-lo é maior que o medo de chegar ao final e forço a vista a ponto de não enxergar mais nada, termino 500 páginas e dois dias. O segundo se trata uma boa história, interessante o suficiente para me deixar pouco curiosa, duas semanas são necessárias. O terceiro e pior, o caso desse livro, é quando tudo escrito naquelas belas páginas são apenas porcarias. A enrolação vira uma arte, diferente do livro.

Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

Escrito por David Nicholls, o livro tem pontos muito fortes, a começar pela parte da criatividade, a narrativa é dada em pulos de ano em ano, então cada capitulo conta exatamente o que está acontecendo no dia 15 de Julho de seja lá qual for o ano na vida dos dois personagens principais. Mas esse diferencial é estragado exatamente pelos nossos protagonistas, Dex e Em, Em e Dex, nunca fora visto personagens mais clichés já escrito nesse mundo. Em é uma garota sem muito bens sempre com aquele discurso meio socialista e profundas opiniões sobre a vida, como se estivesse sempre pronta para preparar um cartaz e se juntar ao grupo dos revoltados. Dex era exatamente o contrário, rico, com a fama de ser charmoso e ficar com diferentes mulheres sem nenhum compromisso, não está nem se importando com quem é o presidente, ele só não quer que a vida dele de luxo e nenhuma preocupação mude.


Então passamos alguns bons anos lendo encontros e desencontros desses dois. A ideia é maravilhosa, como eu disse. Outro bom lado é o que a história vem mostrando: o real, a vida como ela é, sempre muito verdadeiro com os dois lados apresentados (humildade x luxo, vamos colocar assim), com Em vivendo de empregos duros que ela mesma não gosta e Dex aproveitando a vida como se fosse morrer amanhã.

Passei a gostar da leitura lá no final, quando os dois FINALMENTE ficam juntos, quanta demora... Na verdade, os dois tem uma conexão tão grande que era só a expectativa deles estarem juntos que me fazia continuar, pois a amizade começou de modo inusitado, mas cresceu e evoluiu a ponto de não existir nada mais forte para quebrar. E nesse momento tudo é lindo, todo o desenrolar é perfeito, porém, só depois o livro inteiro faz sentido. Queria contar, mas não posso, acredito que seja exatamente esse baque que a gente leva que nos faz pensar e refletir sobre a vida.

Não posso dizer com total convicção para não lerem, pois acho o que David nos trouxe, essa história, é uma necessária na vida das pessoas, entender o que todos aqueles anos passados e perdidos estavam fazendo ali até tal momento. É um livro chato? Sim, mas por causa dos personagens, então esqueça eles. O que torna esse livro lindo, como muitas pessoas tem descrito ele assim por motivos errados, é a moral e lição de vida deixada no final.


E você, já leu? O que achou? Me conte, achei esse livro um tanto bom para se falar sobre! =)

4 comentários:

  1. Olaa gostei bastante da sua resenha e tambem dos seus modos de leitura kk haha

    MALUCA POR ESTRELAS
    malucaporestrelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaw obrigada! *-*
      Heheheh nem todo livro dá pra se ler do mesmo jeito né.

      Excluir
  2. *-* Onw, que fofooo!
    Eu vi o trailer e fiquei sabendo (por amigas) do livro, ai fiquei com vontade assistir o filme mas ainda não rolou :/
    A estória parece ser muito interessante *-* vou me preparar para ver na tpm e aproveitar o estado de chororô! hahahahaha
    Seguindo!! :D
    Beeeeeijo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heheheh nunca assisti o filme, mas já me falaram que rola umas lágrimas mesmo!
      Aaaaaaaw, beijos!

      Excluir