27 agosto 2015

The Street Store


Apareceu um homem. Ao primeiro olhar, parecia bêbado, mas isso não faria muita diferença no momento. O que não dava para deixar de notar eram suas roupas, sujas, abarrotadas, mas isso também não incomodava na ocasião. As bananas, uma em cada mão, também não eram o problema. Foi quando ele gritou que tudo mudou. “Eu achei vocês! Eu achei vocês!”, declarou o homem cambaleante. Suas pernas pareciam não aguentar nem mais um passo, mas que não seja por isso, ele ainda conseguiu correr até uma voluntária e a abraçou com o calor brasileiro. “Obrigado”, sua última palavra antes de virar uma criança em meio aos brinquedos. Os brinquedos? Roupas doadas. A criança? Apenas mais um humano precisando um pouco de cuidado.



Para quem não sabe, estudo Jornalismo já vai fazer dois anos, estou atualmente no quarto semestre e com isso acabo vivendo muitas aventuras fora da minha zona de conforto. A principal é falar com pessoas desconhecidas, fazer as famosas entrevistas! E eu vivi um desses primeiros momentos nos últimos dias, tive que sair do meu quarto diretamente para a Esplanada dos Ministérios em Brasília. Tive que cobrir um evento que eu escrevi a matéria sobre no jornal interno da faculdade. Infelizmente o espaço era pequeno e o assunto era muito bom, então nada melhor do que mostrar mais por aqui para vocês!

Em 2014, surgiu uma loja que “vende” roupas de graça para moradores de ruas na África. Expuseram doações na rua para que pessoas necessitadas pudessem escolher exatamente aquilo que queriam, porém perceberam que não era apenas na África que existia esse tipo de realidade, então se deu início a uma nova organização: The Street Store.


Nesse último domingo, aconteceu a 4ª edição de Brasília organizada por sete universitários que assistiram aos vídeos na internet e acharam a proposta muito boa e se juntaram para fazer o bem aos outros. O mais incrível é que eles conseguiram até ampliar o projeto. Teve lanches, entretenimento para as crianças, atendimento médico, cabeleireiros e aconselhamento jurídico! Imagine o quanto melhorou a vida de algumas pessoas!

A iniciativa deles funciona mais como dar autonomia aos moradores de rua. “Normalmente eles teriam que aceitar a qualquer doação que recebessem. Aqui eles podem escolher o que querem”, disse Henrique Tagliari, de 22 anos, um dos organizadores. E só quem estava lá para ver a emoção dos beneficiados. Depois de uma hora e meia que eu estava lá tirando fotos e conversando com alguns voluntários, apareceu um homem que gritava de felicidade por encontrar todo aquele movimento. Sim, o homem do início do post.




Quando comentei sobre o evento que cobri com algumas pessoas, muitas me perguntaram quando seria a próxima ou se era todo domingo... “A loja é do povo, a ideia é fazer todo mundo participar”, disse Henrique quando perguntei se ele e seus amigos dariam continuidade ao evento, e está mais do que certo! Todos nós podemos ajudar, então se você quer saber quando é a próxima The Street Store em Brasília, é só se ligar no site oficial abaixo, ou fazer como os sete universitários, organizar o seu próprio! Aperte em "host your own" para saber como.


Como funciona? Qualquer pessoa que passar pelos passos pedidos no site oficial da organização pode levantar a sua própria loja de rua. São exigidos um local para a instalação da loja, parceria com organizações que ajudam moradores de rua, e mais alguns detalhes que podem ser de muita ajuda no dia, como voluntários, colaboradores e o principal: as doações!

A ideia é tentar divulgar o máximo nas ruas, pois devemos lembrar que as pessoas nessa situação não vão ser atingidas com eventos de Facebook. E sim, isso é a parte ruim, não é possível conseguir ajudar a todos por causa dessa falta de comunicação, então é importante pedir para que todos façam a sua parte de quando ver alguém que poderia se beneficiar da The Street Store, informar!

Um salve de palmas aos últimos organizadores das quatro edições em Brasília! E que venha a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário