25 fevereiro 2015

Materiais e Organização da Faculdade

Dormi e acordei com mais vontade de dormir, assim continuei. Acordava de uma em uma hora só para voltar a tarefa mais agradável da minha vida, continuar fingindo que não tenho nada para fazer, e até que não tinha mesmo não... Não tinha que acordar cedo para se arrumar e ir as aulas, muito menos passar o dia acordada para estudar aquela matéria chata do professor que não tem vocação nenhuma para ensinar. Quebrar a cabeça com um livro muito de didática muito ruim? Imagina! Nem nos sonhos! Aliás, nos sonhos só tinham eu, uma praia e um ótimo... CORTA!

Chega de dormir até tarde! Chega de dormir durante o dia! Chega de dormir a qualquer hora da madrugada! Chega! As aulas estão de volta! “Que isso, Mellyssa? Odeia tanto a gente assim?” Não, minha gente! Estou aqui apenas para ajudar, pois vamos encarar que as aulas realmente voltaram e o clima de férias já se foi. Estou aqui para ajudar aqueles que estão entrando na faculdade agora, ou aqueles que ainda não pegaram o jeito da coisa, vem comigo!

Tem gente que acha que faculdade é coisa de sete cabeças. Deixe-me contar um segredo: não é não! Primeira coisa: cada curso tem seu ritmo, vocês vão descobrir ao longo do primeiro e segundo semestre, e do mesmo jeito, cada matéria e professor tem um ritmo totalmente diferente, são coisas que irão perceber e se acostumar rapidinho, o ponto aqui é se adaptar.

Segundo: organize-se de modo para facilitar sua vida. Não saia por ai comprando um caderno para cada matéria, vai ser gasto de dinheiro (tem muita coisa ai que você aprende sem anotações). Também não compre cada livro que o professor mandar ler sem antes conferir a biblioteca da sua faculdade ou um download na internet, acredite em mim, não há tanta necessidade de gastar tanto dinheiro além da mensalidade e do lanche diário.

Terceiro: aprenda a se divertir com seu curso! Se você escolheu, é bem capaz de gostar bastante do que está fazendo e tudo flui de um jeito mais simples ou você acaba pegando o clima de diversão com um tempo, a verdade é que nem todas as matérias/professores de um curso vão ser agradáveis. Se você tá nessa droga de curso obrigatoriamente, calma, ainda há tempo de pegar um gosto pelo que está aprendendo, se cerque de pessoas que estão gostando e tente o seu melhor para ter resultado positivos, pois não tem nada mais gratificante do que aquele grande 10 ou SS numa prova!

Materiais? Dois ou três cadernos, sendo um de uma matéria e os outros de dez, isso vai depender do seu curso, se tem muita coisa sendo anotada (acontece com exatas) é bom dividir um caderno de dez matérias para apenas duas ou três, mas aqui vai o detalhe: leve pra aula somente o de uma, pois não vai ser tanto peso, e nele você vai anotar TODAS as aulas e assim que chegar em casa vai passar tudo a limpo para um dos cadernos maiores em seus devidos lugares, resumindo? É um modo de estudar e não estraga as costas carregando tanto peso.

Canetas, lápis, marcadores e borrachas, isso é com você. É fato que anotações coloridas de um jeito organizado e com um sistema de cores ajuda a fixação da matéria e também torna seu caderno mais agradável aos seus olhos. Eu uso exatamente as cores azul, preta, vermelha e roxa na hora de passar a limpo, e quando reviso passo marcadores de cores mais fortes nos pontos mais importantes. Também aconselho a ter post it para colar no caderno aquelas anotações básicas “exercícios tais nas páginas tais para dia tal”, não ocupa tanto espaço e depois que tiver feito é só jogar fora!


Um bom grampeador, por favor. Terão alguns trabalhos bestas de duas páginas que devem ser entregues assim no dia seguinte só para contar pontinhos, vai precisar grampear as folhas né? Não fique correndo atrás de grampeados e muito menos entregue algo com clips, as folhas podem se soltar. Outra coisa é: trabalhos finais e grandes, encadernem, vocês já estão na faculdade, a coisa tem que ser padrão, top, mostrar que tem organização e cuidado com as coisas que os professores passam, contam mais pontos e eles vão comentar se vier um trabalho grampeado.

Agenda? Você consegue se virar apenas com anotações no caderno ou na agenda ridícula do celular/email? Ótimo, continue assim. Caso não... Adquiram uma agenda do seu agrado, e recomendo logo aquelas mais cara que vem com planos mensais antes dos diários, ajuda mais na organização. Muito caro? Tem downloads de agenda/planner espalhados pela internet, é só baixar e imprimir ali na gráfica, sai bem barato. Logo mais farei um post sobre como organizar sua agenda. ;)

Bolsa ou mochila? Meu amor, eu uso mochila. Agora, se você acha feio ir de mochila para faculdade, o problema é apenas seu. Eu digo assim: deixem para usar bolsa de lado apenas quando estiverem lá fora no social ou no trabalho, pois elas pesam demais só de um lado, isso estraga seu corpo e te causa dores, então deixa esse mal para mais tarde. E aqui estão umas mochilas lindas pra vocês:



1. Kipling - É uma das que mais uso atualmente, exatamente nessa cor, é perfeita.
2. FiveBlu Urban | Dafiti - Tenho duas bem parecidas, são menores, mas dão pro gasto quando to afim de variar.
3. Kipling - Eu fui procurar mochilas para colocar aqui e acabei me apaixonando por essa. <3
4. FiveBlu Luck | Dafiti - Amigos dirão que eu acabei de fazer a encomenda dessa, heheheh... Ainda não.
5. Kipling - Era a que eu usava no colégio militar e ainda tenho ela guardada ali. <3 Foram bons anos com ela.
PS: Eu não coloquei nenhum "modelo masculino", pois não sei o que agrada, mas conheço muitos caras que usam essa 5 ou parecida, aliás, todo mundo sabe que o material da Kipling é muito bom e dura tempo pra caramba né?

Bom, eu espero ter ajudado alguns de vocês perdidos por ai ou morrendo de medo do monstrinho faculdade. E se você tem alguma pergunta ou até mesmo uma outra dica e visão diferente, é só deixar nos comentários para nós, tentarei ver se coloco no próximo post sobre o assunto!

4 comentários:

  1. Q apaixonante esse caderno do GOT,já quero
    Da uma passadinha no meu blog? http://blogdvane.blogspot.com.br/ *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito! E tem outro com o John Snow na capa que também é lindo, porém gosto mais da Dany hahah
      Pode deixar =*

      Excluir
  2. Olá!

    Haha, já amei de cara seu blog.
    Dicas mais que úteis e realmente, os de primeira viagem como eu, ficam meio perdidos com tudo isso e muita gente fala deste bicho de sete cabeças, enfim, amei mesmo e estavam em dúvida que foram sanadas neste post.

    Beijos flor e linda semana!
    PS: Feliz dia internacional das mulheres o/
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn *--* Obrigada
      Fico feliz que o post tenha ajudado em algo! E fica de olho que vai ter mais do tipo ;)
      Beijos!

      Excluir